quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Principais Teóricos Absolutistas



O monarca para concentrar em suas mãos todos os poderes tinha que justificar tanto pela razão quanto pela fé perante as pessoas. A burguesia ambicionava liberdade para realizar os negócios sem o controle do Estado. Portanto, era preciso uma teoria que justificasse o poder dos reis sobre todo o reino. A teoria de apoio ao absolutismo foi desenvolvida por Thomas Hobbs e Jacques Bossuet.
Thomas Hobbs (1588 – 1679) filósofo inglês: a natureza humana era, desde sempre má e egoísta. “O homem é o lobo do homem”. Pregava que o Estado deveria ser forte para limitar a liberdade individual para impedir “guerras de todos contra todos”, afirmava em sua principal obra O Leviatã. O homem deveria dar poderes ao Estado, renunciando a sua liberdade protegendo assim sua vida.
Jacques Bossuet (1627 – 1704) foi bispo e teólogo francês, importante intelectual da corte de Luís XIV, o mais absolutista dos reis da França desenvolveu a doutrina do direito divino dos reis do livro Político tirado da Sagrada Escritura, o poder do rei expressa a vontade de Deus.
Segundo ele, a autoridade do rei é de origem divina incontestável e ilimitada.

2 comentários:

Unknown disse...

mas qual e a diferença existente nas teorias

Unknown disse...

mas qual e a diferença existente na teorias?