quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Absolutismo dos reis


Regime político onde o rei concentrava grande poder em suas mãos.
Os estados surgiram do fortalecimento do poder do rei que era apoiado pela burguesia e parte da nobreza. Os burgueses davam apoio porque em troca ampliavam seu comercio. Mas para tanto eles deveriam diminuir as barreiras impostas pelos senhores feudais para negociar no centro dos feudos. Um grande número da nobreza apoiava o fortalecimento dos reis porque tinha empobrecido com a crise que atingiu a Europa e por isso passou a depender dos favores do rei.
A Igreja Católica e a maioria dos senhores feudais não estavam de acordo com a centralização do poder real. O Clero receava que os reis muito poderosos se tornassem mais fortes politicamente que o papa representando assim uma ameaça ao poder econômico e político da igreja.
No início da idade moderna os reis procuraram forças do seu poder, criando formas que pudessem demonstrá-lo nas grandes regiões.
Para tanto criaram impostos e moedas de circulação nacionais, formaram uma burocracia de funcionários que estavam encarregados de fazer valer as decisões do rei em todo o reino.
Criaram também exércitos profissionais subordinados à Coroa.
O regime absolutista atingiu seu ponto culminante no século XVII com o fortalecimento do poder do rei. Nessa época as atividades comerciais cresciam e a burguesia acumulava riqueza. Outro fato que fortaleceu os reis foi a Reforma Protestante. A autoridade do papa deixou de ser universal, com a divisão do cristianismo. A Igreja Católica colocou-se sop a autoridade dos reis.

Nenhum comentário: