terça-feira, 14 de outubro de 2008

Política Mercantilista


Os estados gastavam muito com o luxo da corte com muitos funcionários e com as tropas que protegiam o território. Os impostos não eram suficientes para manter o estado então as monarquias tomaram varias medidas para fortalecer o reino com obtenção de metais preciosos. Essas práticas receberam o nome de Mercantilismo. Tais medidas foram:
a) Balança comercial favorável. Mercantilismo: a quantidade de metais nobres era o que indicava a riqueza de um reino. Dessa forma, criavam medidas protecionistas dificultando a entrada no reino de produtos importados. Com menos importação, menos metal sairia do país e a balança comercial ficaria positiva.
b) Estimulo às manufaturas locais. Uma forma de diminuir a importação era aumentar a produção de manufaturados, como tecidos e ferramentas. Com isto, além de abastecer o mercado interno podiam ser exportados, trazendo mais moedas para a coroa.
c) Conquista de colônias. As mercadorias eram vendidas a preços elevados para as colônias e adquiridas a preços vantajosos. Com essas riquezas, os governos organizavam expedições para explorar os mares e conquistar novas terras na África, na Ásia e na América.
Essas medidas mercantilistas, com modificações foram adotadas por governos da Europa moderna e conseqüentemente enriquecendo a economia dos seus países.

Um comentário:

Unknown disse...

parabens Manuella e Matheus.por acao vcs gostam de História como eu?Eu amo História parabéns vcs são muito inteligêntes...VOCES ME SERVIRAM BEM|!!!!OBRIGADA